Contribuir com a saúde pública é uma das metas do Rotary Club de Adamantina que mantém uma importante campanha de prevenção. O clube busca conscientizar as gestantes sobre os perigos da Síndrome do Alcoolismo Fetal (SAF) que consiste no conjunto de sinais e sintomas apresentados pelo feto em decorrência à ingestão de álcool pela mãe durante a gravidez. Entre os sintomas encontra-se o déficit de crescimento, alterações em características faciais e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.
De acordo com o presidente do Rotary Club, Antonio dos Santos, o objetivo principal da campanha é conscientizar a população sobre a importância de evitar a ingestão de álcool pela mãe durante a gestação.
“O diagnóstico da síndrome do alcoolismo fetal pode ser difícil, pois não existe um exame laboratorial que confirme o diagnóstico, por isso, a conscientização e a adoção de medidas preventivas é fundamental para garantir a saúde dos bebês”, explica Antonio dos Santos.
A campanha do Rotary Club foi lançada oficialmente no dia 9 de setembro de 2014, com a presença de lideranças locais e vários médicos, em evento realizado no anfiteatro da Biblioteca Municipal Cônego João Batista de Aquino, durante o Ano Rotário 2014/2015, coordenado pelo então presidente, Reginaldo Monti.
As ações de prevenção são realizadas nos postos de saúde por meio de orientações de médicos e enfermeiros, com apoio das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI). Outra ação consiste na panfletagem sobre o assunto e fixação de cartazes em diversos pontos da cidade, como forma de expor o tema e informar a população sobre os perigos dessa síndrome.
“A única prevenção possível é a abstinência da ingestão de álcool durante o período de pré-concepção, de quatro a seis semanas antes da gravidez, e durante o período gestacional quando o sistema nervoso fetal está em formação”, conclui Antonio dos Santos.
Além do lançamento oficial da campanha, em 2014, foi criada uma Lei Municipal que trata do assunto. Um projeto de lei do Executivo que acatou o anteprojeto de lei da vereadora Maria de Lourdes Santos Gil (Dinha) foi aprovado pela Câmara Municipal e passou a proibir a venda de bebidas alcoólicas às gestantes ou mulheres em período de amamentação no âmbito municipal.
A Campanha de prevenção a Síndrome do Alcoolismo Fetal é uma iniciativa do Rotary Club de Adamantina em parceria com a Prefeitura, Secretaria de Saúde e FAI.