Na tarde dessa quinta-feira, 30, no Centro Comunitário Antonia Moretti Gonçalves, em Tupi Paulista, foi realizada a 10ª Conferência Municipal da Assistência Social, que teve como tema “Consolidar o Suas de vez rumo a 2026” e como lema “Pacto republicano no Suas, rumo a 2026 – O Suas que temos e o Suas que queremos”.
O Suas (Sistema Único de Assistência Social) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.
As ações do Suas comporta dois tipos de proteção social. A primeira é a proteção social básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviço e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a proteção social especial, destinada às famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.
O evento contou com a presença do presidente da Câmara Alberto Luiz Salles, gestora da assistência social Maria Helena de Azevedo Ferreira, presidente do Conselho Municipal da Assistência Social Thaina Antonielle Alves, equipes da Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social, Centro de Referência da Assistência Social (Cras), professores, diretores municipais, autoridades e famílias atendidas pela área social da Prefeitura.
A Assistente Social Fátima Elizete Zanoni Mastellini foi a palestrante da tarde, e comandou todo o trabalho e discussão nos grupos, exposição dos trabalhos e deliberação das prioridades, visando a Conferência Estadual da Assistência Social, que será realizada em setembro na cidade de Águas de Lindóia.
Houve apresentação de dança das alunas do Projeto Espaço Amigo, sob a coordenação da professora Mariana Cenedese. Também foi exibido um vídeo com as principais ações desenvolvidas pelo Cras e servido um lanche a todos os participantes.