Diferente da realidade mostrada pelas reportagens veiculadas pelo Jornal Regional há um ano, hoje as mesmas famílias que viviam isoladas sem água encanada e sem energia elétrica no bairro Vista Verde – alvo de ação na Justiça movida pela Prefeitura e Ministério Público Estadual – relatam viver no paraíso com a chegada de água encanada e energia elétrica.
Segundo Advaldo Pereira, 69 anos, ele e tantos outros moradores do bairro saíram do inferno e entraram no céu.
“Ficar sem água para tomar banho e cozinhar e viver na escuridão é um sofrimento”, relata Advaldo sobre o modo de vida enfrentado por ele até o ano passado.
“Hoje tenho minha televisão, meu banho quente e carrego meu celular. Algo que era impossível fazer em casa,” brincou.
Antigamente, a Prefeitura abastecia água em latões e caixas d´aguas nas residências usando caminhão pipas.
O aposentado José Maria Pereira, 71 anos, acredita que melhorou bastante parte do bairro, mas ainda faltam asfalto e limpeza do matagal nos terrenos sem construção.
A água encanada e energia elétrica encorajou o aposentado a construir sua casa de blocos de cimento fabricados por ele mesmo no quintal da residência.
Sozinho em casa, José afirma que a iluminação dos postes na rua ‘espantou’ a presença de veículos estranhos que passavam em frente a sua casa tarde da noite.
A história de satisfação se repete e não é diferente na casa de Tereza Benedita dos Santos Lima, 65 anos, que ainda guarda o tambor usado para armazenar água do caminhão pipa.
Quando vivia na escuridão ela disse que se deparava com escorpiões andando pela casa. Ela chegou a sair da residência duas vezes na época. Hoje não pensa em deixar a casa.
DECISÃO – Entre outras ordens, a Pentágono Empreendimentos Imobiliários Ltda, empresa responsável pelo loteamento, está impedida de fazer propagandas de vendas de lotes até que todo o residencial seja adequado de acordo com as exigências da Justiça.