A campanha nacional de vacinação contra a pólio começa neste sábado, 15. O Ministério da Saúde distribuiu 16 milhões de doses para vacinar 12,7 milhões de crianças contra a paralisia infantil em todo o país. Também haverá atualização de outras vacinas da infância. A campanha acontece até o próximo dia 31.
No Dia D, em Brasilândia (MS), serão vacinadas crianças com idades entre zero e quatro anos. A vacinação acontecerá das 7h às 15h, no ESF-I, ESF-II, Postão e no Reassentamento Novo Porto João André. Os responsáveis pelas crianças deverão apresentar a caderneta de vacinação, sem ela a criança não será vacinada.
Esta é a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios. De acordo com o ministério, a vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%.
Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina. Ela é recomendada, até mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Já para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico.
Cerca de 180 mil crianças serão vacinadas em Mato Grosso do Sul com o início da campanha de vacinação. A meta é vacinar 95% das crianças que fazem parte do público-alvo. Para isso, o Ministério da Saúde já distribuiu 224,1 mil doses ao estado.