Incentivar a leitura é uma das prioridades da Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina, que além de diversas ações realizadas com frequência pela equipe da Biblioteca Municipal, lança a partir de setembro o projeto “Letras Soltas”.
Segundo Natália Bachi Borro, secretária de Cultura, o projeto é inspirado na iniciativa mundial chamada de Book Crossing, que consiste na prática de deixar um livro em local público para ser encontrado e lido por outra pessoa, que por sua vez deverá fazer o mesmo. O objetivo é disseminar a prática da leitura transformando o mundo em biblioteca.
Livros identificados e com as informações do projeto serão deixados em locais públicos como praças, postos de saúde, rodoviária, pontos de ônibus, onde qualquer um possa ter acesso, à espera de um leitor. A única exigência para participar, é ler e repassar o livro para outro leitor em qualquer lugar da cidade.
Pessoas que tiverem livros e quiserem doar os mesmos ao projeto, podem levá-los até a Biblioteca, para que eles sejam identificados e cadastrados.
Para Jurema Citelli, bibliotecária, o principal objetivo do projeto é disponibilizar o livro sem restrições, contribuindo na formação do hábito da leitura, disseminação de informação, além de democratizar o uso do livro, tornando o acesso à cultura e à leitura universal.
“Com o crescimento da utilização da internet, percebemos a diminuição do interesse das crianças e adolescentes pelos livros. Muitos nunca nem foram encorajados a ler seu primeiro livro e nem frequentam bibliotecas para fazer seus trabalhos de escola. Esperamos com este projeto, aproximar as pessoas dos livros, dar a elas a chance de ‘serem encontrados’ por um livro no meio da rotina do dia-a-dia e quem sabe, assim, despertaremos o interesse pela leitura”, finaliza Natália.
SERVIÇO – Mais informações podem ser obtidas pelo 3522-4299 ou na Biblioteca Municipal que fica na avenida Adhemar de Barros, 200, anexa à Praça Élio Micheloni.