Iniciativa pioneira da Polícia Civil e o Ministério Público da Comarca de Panorama em parceria com a ONG Dentistas do Bem, de Dracena, criou recentemente o projeto “Renascer”, para ajudar mulheres vítimas de agressão doméstica, que necessitam de tratamento na região bucal.
O projeto surgiu diante dos muitos registros de agressões, levados ao conhecimento da Polícia Civil de Panorama, pelas vítimas que se queixam de sequelas deixadas na boca.
“A mulher tem a sua questão psicológica [imagem] muito ligada à autoestima, então pensamos no que poderíamos fazer”, disse o delegado titular de Panorama, Eliandro Renato dos Santos.
Conforme o delegado o segundo passo para efetivação do projeto foi procurar a ONG Dentistas do Bem e receber deles a resposta que todo tratamento dentário sairia gratuito.
As primeiras cinco mulheres contempladas pelo tratamento odontológico saíram de uma lista de 40 vítimas. Todos os nomes foram mapeados pela Delegacia local. Dessas 40 vítimas de agressões, dez são casos urgentes e cinco já foram cadastradas. A primeira mulher a receber o tratamento começará na próxima semana.
NOVOS CASOS – Conforme informações da autoridade policial, a violência doméstica contra mulheres tem ocorrido com certa frequência em Panorama. “Infelizmente temos se deparado com muitos casos de agressão [na cidade]”.
Um lado positivo é que as mulheres têm tido a iniciativa de procurar a polícia, o que repercute em processar o agressor e prendê-lo, em muitos casos.