Não serão apenas plantas, animais, empresas, automóveis e entretenimento que os frequentadores terão na ExpoVerde 2015 – 27ª Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina. Poderão também adquirir conhecimentos sobre os seres humanos, e, para isso, haverá uma extensão do “Museu da Vida” dentro do recinto poliesportivo “Sebastião Pires da Silva”.
De acordo com a comissão organizadora do evento, essa é a grande atração deste ano em termos de educação, ciência e saúde.
O projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos é a Unidade de Ciências do Museu da Vida [carreta], vinculado à Fundação Oswaldo Cruz, que leva exposições, jogos, equipamentos interativos, multimídias, oficinas e outras atividades, a partir de parcerias com as prefeituras ou instituições nos municípios.
As atividades serão abertas ao público em geral, recebido pelos mediadores formados especificamente para atuar em ações desta natureza. Nestes quase nove anos de atuação, o Ciência Móvel já fez cerca de 130 viagens a 80 municípios, tendo recebido em suas ações quase 670 mil visitantes.
O Museu da Vida é um espaço de integração entre ciência, cultura e sociedade, o Museu da Vida tem por objetivo informar e educar em ciência, saúde e tecnologia de forma lúdica e criativa, por meio de exposições permanentes e itinerantes, atividades interativas, multimídias, teatro, vídeo e laboratórios.
Segundo os responsáveis, o museu itinerante busca aproximar a ciência do cotidiano dos visitantes, oferecendo um espaço de descoberta, reflexão e encantamento pela ciência e pela tecnologia, por meio de atividades interativas. Seus temas centrais são a vida e sua diversidade, a promoção da saúde e a intervenção do homem sobre a vida e o ambiente.
Alguns dos módulos interativos que compõem a exposição são: miniusina hidrelétrica, casa maquete, ilusão de óptica, modelos de olho humano e câmaras escuras, tubos musicais, modelo de orelha, microscopia, pilha humana e bicicleta geradora. Além da exibição de vídeos e debates, já que o interior do caminhão se transforma em uma sala multimídia, onde podem ser apresentados vídeos curtos com diferentes temáticas, seguido de debate do público com os mediadores.