O Ciência Móvel, museu itinerante de ciências da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), chega à cidade de Adamantina trazendo muita diversão e cultura à população. A iniciativa — que está incluída dentro da programação da 27ª Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial — oferece atividades interativas, lúdicas e divertidas, como o jogo das vacinas, a bancada de microscopia, os tubos musicais e outros módulos. As atividades são levadas a bordo de uma carreta de 13,5 metros de comprimento.
Segundo Marcus Soares, coordenador do Ciência Móvel, a iniciativa apresenta equipamentos interativos, onde os visitantes encontram diversão e aprendizagem em um só lugar. “A bancada de microscopia, por exemplo, é dedicado à observação de células humanas, vegetais e detalhes minúsculos de insetos, aranhas e outros animais. Os tubos musicais, por sua vez, mostram como é possível produzir diferentes sonoridades”, comenta Marcus.
Gratuito e aberto à visitação, o Ciência Móvel estará localizado no Conjunto Poliesportivo Sebastião Pires da Silva, entre os dias 3 e 7 de setembro, podendo ser conferido hoje, das 9h às 11h, das 13h às 17h30; amanhã, 4, das 9h às 11h, das 13h às 17h30 e das 19h às 21h30; dias 5 e 6, das 13h às 17h30 e das 19h às 23h; e no dia 7, das 9h às 11h e das 13h às 17h30.
A Companhia Ziripitó de Teatro — cuja inspiração é a Comedia Della’arte — completará a programação apresentando ao público esquetes que usam essa linguagem para contribuir com o fortalecimento do teatro infantil e de sua relação com a ciência. Essa integração será feita por meio de pequenas intervenções dos atores tendo os módulos expositivos como objeto de cena, visando estimular o público com os conteúdos propostos.
O “Ciência Móvel – Vida e saúde para todos”, aprovado pela Lei Rouanet (Ministério da Cultura), conta com as parcerias da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e de Bio-Manguinhos e o patrocínio da Sanofi e IBM.