Pelo quinto ano consecutivo a Prefeitura de Osvaldo Cruz, através da Secretaria de Educação, realiza o desfile comemorativo ao Dia da Independência – 7 de setembro. Na segunda-feira, 22 atrações passaram pela avenida Brasil e chamaram a atenção do público para a necessidade de ‘Educação no Trânsito’, o tema deste ano.
Para a secretária de Educação, Maria Leny Scramin, o desfile foi excelente pela representatividade. “Houve participação não apenas das nossas creches e escolas, mas também dos clubes de serviços da cidade, projetos sociais, a Polícia Militar com a escolinha de ciclismo, grupos esportivos, o Corpo de Bombeiros, autoescolas, o Tiro de Guerra e a Banda Marcial local. Queremos aqui agradecer a todos que colaboraram, a toda nossa equipe da Secretaria de Educação”, afirmou.
O desfile do 7 de Setembro marca também o encerramento da Semana da Pátria e as ações do programa Resgatando o Civismo. “Durante a semana houve o Festival de Pipas, os Jogos Estudantis, hasteamento do pavilhão nacional na Prefeitura, na Biblioteca Municipal, todos com atividades que ressaltaram o civismo e a semana. Avaliamos de forma positiva a programação, que teve como meta o resgate de nossas tradições e o despertar do espírito cívico nos alunos”, completou a secretária Maria Leny.
EVENTO TRADICIONAL – Com a coordenação do Rotary, Osvaldo Cruz e a participação do Rotary Califórnia, ao final do desfile, houve o tradicional hasteamento do pavilhão nacional na praça Lucas Nogueira Garcez. Além da execução do Hino Nacional, o público também entoou o Hino à Independência.
Representantes dos dois clubes de serviços e autoridades falaram sobre a importância da data e fizeram uma ligação entre o Dia da Independência e o contexto atual do país, onde se debate principalmente a crise econômica e os recentes casos de corrupção envolvendo a Petrobras e o Governo Federal.