Apesar de amenizar o calor intenso de dias anteriores, as chuvas dos últimos dias também vieram acompanhadas de ventos fortes que tem causado contratempos e até estragos em determinadas cidades, como Panorama e Junqueirópolis.
Em Adamantina, desde segunda-feira, 7, os termômetros tem registrado baixas temperaturas e as chuvas tem sido intensas, principalmente na terça-feira, 8, e quinta-feira, 10, entretanto, não houve grandes estragos segundo o Corpo de Bombeiros.
Conforme os registros da guarnição, no início da semana houve queda de árvores em alguns pontos da cidade e na noite dessa quinta-feira, uma casa foi destelhada na zona rural.
Segundo a Estação Meteorológica da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), de terça a quinta-feira, já choveu a mesma quantidade do que foi registrado durante todo mês de setembro do ano passado, 131,3 milímetros (mm). Conforme os números, apenas na quinta-feira, choveu o equivalente a 62 milímetros, na terça-feira, 26 mm e na quarta-feira, 42 mm.
Mas o que tem incomodado os munícipes de Adamantina não é a chuva e sim a constante queda de energia que vem ocorrendo com frequência, causando estragos com queima de eletrodomésticos e outros aparelhos eletrônicos e ainda prejuízos a comerciantes. Os casos foram relatados em redes sociais e uma grande gama de internautas usou o meio para manifestar sua indignação com a energia elétrica local.
No início da tarde de terça, parte da cidade ficou sem energia e na noite de quinta, vários bairros ficaram no escuro à noite.
De acordo com a assessoria de imprensa da Energisa, houve “uma tempestade fora do normal na terça-feira e isso tem afetado alguns clientes ainda”, explicou.
Ventos de até 70 km/h, segundo o Climatempo, ocasionaram queda de árvores e galhos sobre as redes elétricas, ocasionando desligamentos temporários em algumas partes do sistema elétrico. A empresa explicou que ainda está com diversas equipes extras atuando no restabelecimento da energia para alguns clientes.
A empresa explica que está investindo na construção de redes com cabos isolados, que são cabos mais resistentes e seguros, prevenindo o desligamento acidental de energia, principalmente pelo toque de árvores na rede.
Os clientes ainda afetados pela falta de energia podem entrar em contato com a Energisa pelo telefone 0800-7010-326 (ligação gratuita) ou por SMS para o número 26808.