Foi pelo WhatsApp que o Interact Club de Panorama conseguiu reunir dezenas de jovens para sair a campo, na manhã da última sexta-feira, 11, ajudando a remover entulho nas casas atingidas pela passagem da tempestade no dia anterior.
Segundo o presidente do Interact local, Mateus Almeida, 18 anos, a iniciativa de ajudar partiu do momento que cada membro do Interact viu a necessidade da ação de voluntários para socorrer de alguma forma as dezenas de vítimas do desastre.
As ações se voltaram para residências da avenida João Leme e ruas dos bairros Nosso Teto e São Francisco.
Entre os 25 jovens na faixa etária de 12 anos a 18 anos, todos desempenharam serviço braçal, uns usaram carriola, pá, enxada para limpeza de 14 casas danificadas em dois dias de serviço.
“O sentimento que temos é um pouco de tristeza [pela destruição], mas também é um orgulho ver tantos jovens de 12 a 18 anos podendo ajudar a nossa comunidade”, disse Almeida, que lidera um grupo de 33 adolescentes que promovem constantes ações sociais em Panorama.
AJUDA DE FORA – No esforço conjunto, jovens do Leo Club e Interact Club de Tupi Paulista em parceria com igreja e supermercados da cidade mobilizaram uma grande campanha de arrecadação de alimentos, material de limpeza e higiene, roupas, cobertores, camas, colchões, fraldas infantis e geriátrica, lençóis, fogão e telhas.
Entre sexta e sábado, 12, foram enviados a Panorama carros e um caminhão lotado de donativos arrecadados pelos tupienses.
DESASTRE EM NÚMEROS – Na manhã de ontem, 14, a EGR (Equipe de Gerenciamento de Resposta) criada pela Prefeitura para atualização diária da quantidade de pessoas afetadas pela tempestade na cidade, divulgou nota à imprensa confirmando que até a atual data haviam sido cadastradas 180 famílias que totalizaram 548 pessoas e aproximadamente 450 residências afetadas pela tempestade.
Segundo a Prefeitura, esses números podem aumentar ao passo que as equipes de assistentes sociais, engenheiros e agentes de saúde realizam visitas técnicas nas áreas atingidas pelo tornado.
DOAÇÕES – São necessárias doações de materiais de construção, tais como: telhas cerâmicas, telhas de eternit, cimento e cal.
Atendimentos a famílias atingidas pelo desastre e doações estão sendo concentrados na sede do Fundo Social de Solidariedade de Panorama (antigo Procap), ao lado da Delegacia de Polícia.
SERVIÇO – Para mais informações sobre doações entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, através do número (18) 3871-1324.