Logo mais às 18h desta quinta-feira, 24, o padre Afonso Maniscalco celebrará a procissão de Nossa Senhora das Mercês, padroeira de Santa Mercedes, município que completa 67 anos hoje.
A procissão começa no projeto Espaço Aberto e termina no salão paroquial, ao lado da igreja católica, onde será celebrada a missa da padroeira a partir das 19h.
A população mercedense, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é de 2.937, segundo estimativas desse ano. A economia se baseia no comércio, agricultura e pecuária.
O prefeito Rodrigo Eduardo Theodoro e o vice-prefeito Lauro Junji Saito estão no segundo mandato à frente do Executivo Municipal. Na presidência da Câmara está o vereador Edvaldo Donato Soares (Vado).
As festividades do aniversário do município iniciaram no início deste mês e termina no próximo domingo, 27, no Estádio Municipal “José Dirnei Fabri” com torneio de futebol a partir das 8h.
HISTÓRIA – A ideia da fundação de uma cidade na região vizinha do rio Paraná, junto ao Ribeirão das Marrecas, próxima dos trilhos finais da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, partiu de Alípio Bedaque e Achiles Neves, sócios da Empresa Imobiliária e Urbanística Maripã Ltda.
Em 24 de setembro de 1948, em terras do município de Paulicéia, colonizadas inicialmente pela Caic (Companhia de Agricultura, Imobiliária e Colonização ), foi lançada a povoação com nome de Maripã, homenagem às cidades de Marília e Tupã.
Com a sua elevação a Distrito de Paz, em dezembro do mesmo ano, foi alterada a denominação para Santa Mercedes, como homenagem a Maria Ana Mercedes de Sales, mulher do deputado estadual, Sales Filho.
O seu crescimento rápido foi devido à cafeicultura, praticada em solo rico, e o interesse despertado pelos colonizadores com a contribuição de correntes imigratórias, principalmente japonesa.