Próximo de completar 50 anos de idade e com 26 de carreira como professora de Língua Portuguesa, a floridense Clélia Corveloni lança no próximo dia 9 de outubro (sexta-feira), o livro de poesias Afã, que reuni obras produzidas ao longo de 15 anos.
O lançamento será às 20h, na Secretaria Municipal de Educação de Flórida Paulista. O livro que foi patrocinado pela Associação Verde Musgo dos Amigos da Cultura de Adamantina também está disponível no site da Editora Scortecci.
“Sinto-me plenamente realizada profissionalmente e celebrar este momento com o lançamento do livro é muito gratificante”, revela.
O nome do livro, segundo Clélia, tem um significado especial em sua vida. “Afã significa ter um grande anseio por realizar algo. Comecei a escrever poesia há mais de 15 anos quando tentava engravidar e necessitava, de alguma forma, expressar meus sentimentos e angústias”, conta ela.
A poesia foi a maneira de extravasar suas emoções e o título para Clélia, contempla bem a ansiedade daquele momento. “Mas é claro que o livro não fala somente deste assunto. A obra está dividida em cinco temas, sendo que o primeiro refere-se ao desejo da maternidade, os demais temas são: poesia de denúncia, de cunho metalinguístico, poesias introspectivas, além de exaltações e elegias”, explicou a professora.
Ao contar um pouco sobre sua trajetória, a professora revela ter começado a escrever sem pretensões de editar um livro, mas que em 2004, ao participar do concurso Professor Escritor da Secretaria Estadual do Estado de São Paulo e em 2005 no Mapa Cultural Paulista recebeu menção honrosa, o que teria a motivado. “Foi então que passei a cultivar a ideia de uma publicação que só consegui agora com o patrocínio da Associação Verde Musgo dos Amigos da Cultura de Adamantina”, contou ela.
Clélia acredita que como professora e amante da leitura deixa como exemplo as possibilidades e enriquecimento que a leitura proporciona.