Mais de 200 municípios do estado de São Paulo aderiram ontem, 1º, ao projeto “Dia de Ler. Todo Dia!”, do Governo Estadual, com a proposta de mobilizar as pessoas a fazerem ao menos 15 minutos de leitura.
Em Adamantina a ação foi coordenada pela Secretaria de Cultura e teve a parceria da Câmara Municipal. “Assim como o Dia do Desafio que propõe 15 minutos de atividade física, neste caso, o ‘Dia de Ler. Todo Dia!’ propõe 15 minutos de leitura”, explicou a secretária de Cultura, Natália Bachi.
Dentro das atividades do Dia de Ler. Todo Dia! foi inserido o projeto “Letras Soltas” da Secretaria de Cultura, em que livros são disponibilizados em vários pontos da cidade para que as pessoas possam ler. “Hoje no Paço Municipal temos vários livros e quem quiser pode levar e ler. Pedimos para que esse livro seja disponibilizado depois em outro espaço público para que outras pessoas possam ler”, revelou ela.
Também no Paço Municipal, a Câmara, com iniciativa do vereador Luiz Carlos Galvão, distribuiu livros de meio ambiente doados ao município pelo Governo do Estado, gratuitamente para a população.
Uma das propostas da Cultura é que as pessoas que estivessem fazendo algum tipo de leitura filmassem ou fotografassem e postassem em uma rede social com os dizeres #diadelertododiaadamantina, com objetivo de mobilizar mais pessoas a participarem das atividades.
Ao longo do dia, a equipe da Biblioteca, que foi dividida, percorreu toda cidade, desde o Ensino Infantil, Asilo, Santa Casa e os setores da Prefeitura. “Depois que nós lançamos a proposta a Secretaria de Educação também aderiu e fizeram este período de leitura em todas as escolas da rede pública”, finalizou a secretária.