No último dia 24, a Escola Municipal Profª Ana Thereza Copetti Ferreira, em Tupi Paulista, recebeu o soldado PM Renan Santos Silva, que conversou com os alunos sobre vários temas relacionados à educação no trânsito.
O ponto alto do bate-papo foi sobre o uso indevido do cerol, uma mistura criminosa de cola com vidro moído que as crianças passam na linha das pipas para cortar a linha das pipas de outras crianças. Esta mistura de cola e vidro moído faz com que a linha se torne uma verdadeira navalha causadora de muitos acidentes fatais.
Os maiores riscos causados pelas linhas são os motociclistas, que são as principais vítimas, que em caso de acidentes tem alguma parte de seu corpo cortada, como pescoço que, é a parte mais atingida, principalmente devido à falta de proteção. Neste local passa uma artéria de grande calibre e o corte desta pode provocar um sangramento muito intenso causando a morte em poucos minutos.
De acordo com o policial militar, existem casos de pessoas que tentaram retirar a linha do pescoço e tiveram seus dedos amputados. Capacetes sem as viseiras podem favorecer o corte no rosto e olhos.
As atividades relativas à Semana do Trânsito na Escola Ana Thereza terminaram no dia 25, com um grande momento de lazer, onde os alunos do Ensino Fundamental soltaram pipas no Estádio Belmar Ramos em dois períodos: manhã e tarde. O dia foi organizado pelo Grêmio Estudantil como “Dia da Pipa Feliz!”