Adamantina recebe no próximo dia 22, (quinta-feira), mais uma atividade pelo Circuito Cultural Paulista – parceria entre Prefeitura e Governo do Estado.
O Grupo Esparrama convida o público para conhecer o espetáculo chamado ‘2POR4’, que apresenta a divertida disputa entre dois palhaços pela regência de um quarteto de cordas, que toca ao vivo no palco.
O espetáculo 2POR4 foi criado no final de 2012 a partir de uma parceria entre o Grupo Esparrama e a maestrina Ester Freire, inicialmente com o intuito de realizar uma experiência de arte-educação cuja fruição da obra fosse o ponto principal do processo educativo.
O projeto propõe uma aproximação da criança com o universo da música instrumental e suas características básicas, buscando sensibilizá-la para uma melhor apreciação da música erudita, ampliando sua escuta, a partir de um repertório já conhecido (cancioneiro folclórico e trechos de obras de compositores clássicos como Mozart, Beethoven e Vivaldi).
Junto com os palhaços/maestros que competem pela regência, o espetáculo conta com a participação de um quarteto de cordas (dois violinos, uma viola e um violoncelo) que é um grupo de instrumentos que carrega na sua formação a síntese de uma orquestra.
A música no espetáculo ultrapassa o lugar da sonoplastia e ganha dimensão de personagem. Junto com os palhaços, ela cria um jogo lúdico possibilitando diversas dinâmicas, em cenas que vão desde um painel onde mãos dançam em pautas criando personagens incríveis, cenas inspiradas no cinema mudo, o número de uma surpreendente cantora lírica, até a manipulação de um poético boneco/maestro de dimensões humanas. Este formato, além de criar um diálogo entre duas linguagens, a cênica e a musical, permite uma estruturação dramatúrgica que envolve as crianças de forma mais orgânica no processo de fruição da obra.
O espetáculo utiliza canções da herança cultural popular, como “Marcha soldado” e direciona o público a conhecer e relembrar esse legado musical que carrega um valor histórico, sociológico e educacional. Além de trazer toda essa ação para o universo lúdico, com os palhaços como mediadores e uma inusitada performance de um deles como cantora lírica, que promete surpreender o público.