Em 2015, de janeiro a setembro, foram realizados no Hospital Regional (HR) dePresidente Prudente 4.146 mamografias, um aumento de quase 23% em relação ao mesmo período de 2014, quando houve 3.376 análises. O exame é uma das formas para diagnosticar o câncer de mama e, para disseminar a prevenção, a unidade de saúde está promovendo diversas atividades por meio da campanha Outubro Rosa.

Nesta terça-feira (13), às 15h, na enfermaria de oncologia será realizada uma Roda de Conversa entre mulheres que estão em tratamento e aquelas que já venceram a batalha contra a doença.

Atualmente, o HR atende 170 pacientes diagnosticadas com câncer de mama. Todas elas serão convidadas a participar do encontro que, segundo a enfermeira coordenadora da clínica de oncologia, Raquel Sanches Cardoso, visa a promover uma troca de experiências entre as pacientes.

“O contato com mulheres que enfrentaram a mesma doença, foram submetidas ao mesmo tratamento, e hoje estão saudáveis, cheias de vida, é uma oportunidade para que essas novas pacientes aumentem a fé no tratamento e na sua recuperação”, afirmou Raquel.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Apenas neste ano, a estimativa é de que 57.120 novos casos sejam registrados no Brasil.

“No entanto, o câncer de mama tem altos índices de cura quando detectado precocemente. Por isso, é importante que a mulher faça o exame clínico das mamas a partir dos 30 anos e, após os 40 anos, faça anualmente o exame de mamografia”, ressaltou o coordenador do serviço de oncologia do hospital, André Genaro. “Estudos mostram que este exame reduz em até 40% a mortalidade por câncer de mama”, completou.

Programação
Nesta quarta-feira (14), profissionais de enfermagem, fisioterapia, oncologia, psicologia e medicina do trabalho darão orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama em uma tenda que será montada na entrada do ambulatório. Os atendimentos serão abertos ao público, das 8h às 12h.

As atividades do Outubro Rosa se encerram no dia 31, com mutirão de atendimentos a colaboradoras no ambulatório do hospital.