Nesta semana, a reportagem recebeu através do WhatsApp do Jornal Regional reclamações de moradores relatando a situação que se encontra o cemitério municipal de Tupi Paulista, faltando pouco dias para o local receber visitantes pelo dia dos Finados, 2 de novembro.
Nas fotos é possível notar que no local há muita sujeira e acúmulo de folhas secas por todo lado. A impressão que dá é que o cemitério não era limpo há dias. O lixo se acumula tanto na área interna quanto na parte externa.
Vasos de flores estão caídos sob os túmulos, em outras lápides, as flores artificiais estão caídas ao lado das sepulturas.
Os tambores de lixo estão lotados até a tampa. Outro fato que chamou a atenção da reportagem é que o portão que dá acesso ao cruzeiro está com uma parte quebrada. Mesmo trancado com cadeado, a estrutura metálica apresenta falhas, tornando-se acesso fácil para entrada de vândalos. Além disso, parte do calçamento de várias ruas do campo santo está danificada dificultando o passeio principalmente de pessoas de mais idade, correndo o risco de até cair.
EXECUTIVO – Na manhã de ontem, 23, a reportagem conversou por telefone com o diretor de Obras, Devail Ferreira, que afirmou que naquele momento se encontrava no cemitério onde os servidores faziam a limpeza do local.
Devail garantiu que a limpeza no cemitério é feita semanalmente e pediu para que as famílias que forem fazer reformas nas sepulturas evitem deixar entulhos no interior do cemitério para evitar problemas.
FINADOS – O prazo para os serviços de construção, reforma e limpeza nas lápides no cemitério tupiense é de até a próxima quarta-feira, 28. Os interessados em melhorar as sepulturas deverão seguir a data para não atrapalhar a comemoração do dia de Finados, no dia 2 de novembro.
As famílias que forem levar vasos de flores devem ficar atentas. Vasos e demais recipientes que acumulam água são grandes criadouros do mosquito Aedes aegypti. A orientação é que a população faça furos nos vasos de plantas para a vazão da água ou coloque areia nos pratinhos, mesmo em dias de temperaturas altas.
No dia de Finados, o cemitério estará aberto das 7h às 17h, segundo o diretor de Obras.