O município de Monte Castelo está em festa hoje, 22, pela comemoração dos 62 anos de emancipação político-administrativa e também a celebração do dia da padroeira da cidade, Santa Cecília.
Em comemoração à data, estava previsto para ocorrer na noite de ontem, 21, apresentação musical na praça municipal ‘Prefeito José Martimiano Seixas’, com Adriano Junior e sua banda, numa realização da Prefeitura com apoio da Câmara Municipal e patrocinadores.
Hoje, a Paróquia Santa Cecília prepara para as 10h, carreata, com terço e bênção dos carros, e às 19h, solene procissão em louvor a santa, seguida de missa. A comunidade está convidada a celebrar a data.
DADOS – Segundo o Censo do IBGE de 2015, Monte Castelo possui população estimada de 4.188 habitantes. Em 2010, esse número era de 4.063.
Em 1946, Ricardo Tognon, Manoel dos Santos Esgalha e Alfredo Potumati idealizaram a fundação de um povoado. Depois de estudadas as possibilidades ficou resolvido que o povoado seria localizado na curva da estrada que liga Andradina a Tupi Paulista, a 12 km do rio Feio e se chamaria “Galante”.
Um ano depois, em 1947, foram construídas as primeiras casas, chegaram os primeiros povoadores: Joaquim Dias, Altino Cruz, Osório de Almeida e Pedro Nolasco, o primeiro comerciante. As terras férteis para a lavoura onde se plantam os cafezais, algodão, milho e arroz contribuíram para o desenvolvimento do povoado.
Com seu crescente progresso, surgiu a ideia de elevar o povoado a distrito de paz, o que conseguiram pela promulgação da Lei Quinquenal nº 233 de 24 de dezembro de 1948, instalado em 1º de janeiro de 1949, com o nome de Monte Castelo, em homenagem aos pracinhas brasileiros que lutando pelos nossos ideais e que tombaram nos campos de batalha, em Monte Castelo, na Itália.
Com a fertilidade de seu solo onde as culturas de cereais davam certa solidez econômica fomentando rápido progresso, o distrito de Monte Castelo foi elevado à categoria de município, na comarca de Tupi Paulista com território desmembrado do respectivo distrito, pela Lei nº 2456 de 30 de dezembro de 1953 e instalado em 1º de janeiro de 1954.
Neste mesmo ano, a 3 de outubro, realizaram-se as primeiras eleições sendo eleito prefeito Manoel dos Santos Esgalha, um dos fundadores do município.
A cidade é atualmente administrada por Francisco Suares (Pi) e o vice Marcelo Bernardo. A Câmara conta com nove vereadores, tendo como presidente Edson Carlos Oliveira da Silva.