O Cras (Centro de Referência da Assistência Social) de Santa Mercedes iniciou no mês passado, a oficina de maquiagem e designer de sobrancelha que deu uma levantada na autoestima das alunas, entre 18 anos a 60 anos de idade, que viram nas aulas a oportunidade de melhorar a renda familiar.
A oficina tem duração média de dois meses divido em dois módulos. Primeiro as participantes aprendem sobre maquiagem e, no fim desse mês, está previsto início da oficina de designer de sobrancelha.
Praticamente 90% das frequentadoras da oficina participam de programas sociais dos governos Federal e Estadual voltados a famílias de baixa renda.
A professora da oficina, a cabeleireira Luisa Alencar disse que aquelas mulheres do primeiro dia de aula movidas pela baixa autoestima não existem mais.
“Qualquer mulher fica feliz em ver que tirou o melhor de si para fazer algo. Fica mais bonita, e automaticamente isso gera sentimentos bons. Elas [as alunas] vão melhorando em casa [no relacionamento] com a família”, afirma.
Segundo a profissional, algumas das alunas já estão garantindo uma renda extra com a realização de maquiagens fora dos horários de aula na oficina.