Aconteceu na tarde de quarta-feira, 25, o encerramento do projeto encabeçado pela Etec Eudécio Luiz Vicente de Adamantina, que ensina informática aos pacientes da Clínica de Repouso Nosso Lar através da participação voluntária de alunos do 1° e 2° ano do Ensino Médio.
A cerimônia reuniu estudantes, pacientes da clínica, professores e a diretora da escola, Regina Maria Bertolo Zupirolli, no auditório da Etec.
As aulas aconteceram ao longo do ano nas dependências da Etec, e além dos ensinamentos de informática é trabalhado a convivência entre os pacientes e alunos. Os estudantes ensinam os pacientes sob a orientação dos professores.
Os responsáveis pelo projeto são os docentes Rildo José de Souza Araujo e Célia Cristina Silva Poltronieri que falaram sobre a importância desta ação para os pacientes da clínica e sobretudo aos alunos que participam do projeto.
O objetivo é incentivar atitudes voluntárias, solidárias e de respeito entre os alunos com a comunidade. “Com a participação dos alunos, é notável o crescimento pessoal que acontece durante seu engajamento neste projeto social”, ressaltou Rildo.
Um dos propósitos para a escola, segundo ele, é promover o crescimento da atenção, credibilidade e o reconhecimento público da escola junto à comunidade externa e dar continuidade à prática do voluntariado na escola.
Já ao aluno, a meta é desenvolver a compreensão dos direitos e deveres do cidadão, do Estado, da família e dos demais grupos que compõem a comunidade.
Ao final do evento os alunos que participaram do projeto receberam certificado.
Este ano, o projeto desenvolvido na gestão da diretora Raquel Pereira completa 18 anos. Cerca de 30 alunos se engajaram na ação e o projeto será reiniciado em 2016 com novos estudantes.