A Prefeitura de Paulicéia representada pelo prefeito Waldemar Siqueira (Mazinho), através da Coordenadoria do Meio Ambiente do Município e com a parceria da Uniflora Viveiro (Viveiro de mudas nativas e exóticas) de Tupi Paulista, fizeram a distribuição de mais de 200 mudas de crotalária para os alunos da Escola Estadual Prof° Orlando Guirado Braga.
Os estudantes fizeram o plantio nas dependências da escola e receberam uma muda cada aluno para ser plantada em suas residências.
O coordenador do Meio Ambiente, Emerson Blaia, fez uma breve explanação aos alunos sobre a importância desta planta no combate a dengue no município.
CROTALÁRIA – Com o plantio da crotalária em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive nas margens dos rios, a planta atrai a libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes Aegypti. Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da dengue. Além de tudo isso, a libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes Aegypti faz parte do seu cardápio, é um dos pratos preferidos pelas libélulas. O que pode diminuir bastante ou acabar definitivamente com a manifestação. São plantas pouco exigentes e com grande potencial de fixação biológica de nitrogênio. O seu crescimento é mais rápido e tem sido muito usada como adubo verde em rotação com diversas culturas e no enriquecimento do solo e ultimamente está sendo muito utilizada na prevenção contra a dengue em diversos municípios do país.