Para evitar aquela sensação desconfortável de encontrar a casa toda revirada por pessoas desconhecidas ao retornar de viagem, a Polícia Militar listou dicas importantes para aqueles que passarão o réveillon fora da residência.
O comandante do 2º Pelotão da Polícia Militar de Panorama, tenente Machado, destacou que apesar de a cidade ser destino turístico na região da Nova Alta Paulista panoramenses têm o hábito de viajar, deixando suas residências vazias por certo período, o que requer cuidados.
A ausência de pessoas durante dias num imóvel pode despertar a curiosidade do infrator que, observa diariamente a rotina da casa para ter a certeza de que naquele endereço não tem ninguém de fato.
Nesta época do ano, Machado destaca que mantém constante patrulhamento nas ruas onde a concentração de estabelecimentos comerciais e nos bairros, em horários alternados para inibir a ação criminosa. Mas diante de todo esse esforço de manter a segurança da população, o policial destaca a importância de quem pretende viajar procurar antes a Polícia Militar, na avenida Milton de Noronha Gustavo, 985, Centro, ao lado do Fórum, de segunda a sexta-feira das 9h às 18h, para informar que estará ausente, para que em horários de patrulhamento pelo bairro, a viatura passe pelo endereço. “Dentro desse programa de policiamento comunitário queremos nos aproximar da sociedade”, destacou.
Na era da tecnologia, postar fotos de viagens no Facebook e grupos de WhatsApp pode munir de informações pessoas más intencionadas. Por isso, recomenda-se, postar imagens quando já estiver retornado do passeio.
DICAS DESEGURANÇA – Não comente o plano de férias a estranhos; Informe a ausência a um vizinho; Não deixe evidente que a casa está vazia. Se a ausência for prolongada, peça que alguém recolha correspondências, jornais e abra as portas e janelas. Também peça para cuidarem do jardim; Não deixe que as luzes fiquem acesas durante o dia. Opte pela instalação de um timer, que acende as luzes somente no período noturno; Evite manter cofre e valores dentro de casa – dê preferência aos cofres bancários; Não deixe a chave de sua residência com terceiros, exceto se forem de absoluta confiança. Também não deixe as chaves nas portas ou próximo a elas. Se sua casa contar com alarmes sonoros ou luminosos, faça testes periodicamente, avisando seus vizinhos de confiança sobre o equipamento.