Ocorreu no dia 17 de dezembro, no Centro Comunitário, o 1º Fórum dos Direitos dos Idosos de Nova Guataporanga. O evento teve como foco propiciar a união de ideias e esforços na elaboração de iniciativas que garantam aos cidadãos um envelhecimento digno e saudável.
Com o objetivo de intensificar as ações voltadas aos idosos frágeis e não frágeis na cidade, a palestrante, assistente social Fátima Zanoni, explanou sobre os direitos do idoso e mobilizou que para atingir o objetivo é indispensável a criação do Conselho do Idoso, e que à representatividade de todas as unidades da área através de um profissional seja referência para o atendimento aos idosos. Houve também grupos de trabalhos, onde saíram propostas para o ano de 2016. O evento contou ainda com a indicação de pessoas para a formação do Conselho do Idoso.
Fátima destacou a importância do poder público e da sociedade para que se prepararem para o envelhecimento da população do país. Segundo o IBGE, em 2030 o Brasil será o sexto país com maior número de idosos. Entre os pontos que merecem especial atenção, é a maior incidência de casos de câncer e a criação de uma política de empregabilidade de empresas públicas e privadas de funcionários da terceira idade.