O Governo Municipal de Brasilândia (MS) firmou no dia 17 de julho de 2015, uma parceria inédita com a Elektro para a realização do projeto de Gestão Energética Municipal. Esse projeto, conforme Protocolo de Cooperação Técnica que entre si celebraram a Elektro e o município, tem como objetivo a aplicação de uma gestão energética municipal e a elaboração de um plano municipal de gestão da energia.
A finalidade é promover a racionalização do consumo e a eliminação dos desperdícios de energia elétrica em todos os órgãos da Administração Municipal. Para isso, foi criada a Unidade de Gestão Energética Municipal (UGEM), que fará a elaboração do Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica (Plamge), e desenvolverá programas, projetos e atividades objetivando a conservação de energia elétrica no âmbito municipal.
Desde então, os agentes municipais indicados para compor a Unidade de Gestão Energética Municipal – UGEM, já receberam inúmeras capacitações que abordaram os seguintes temas:
Introdução à Gestão Energética Municipal; Introdução ao Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica; Como gerir faturas de energia elétrica; Eficiência Energética em Prédios Públicos – Parte I e II; Introdução ao SIEM; Eficiência Energética em Iluminação Pública; e no último dia receberam capacitação sobre como elaborar um projeto de eficiência energética.
Após a conclusão do projeto os prédios públicos da Prefeitura perceberão uma redução no consumo de energia elétrica de até 10%.
“O objetivo do projeto é desenvolver a cultura da sustentabilidade no município, mostrando sua importância para a Prefeitura, sociedade e meio ambiente”, explica Thalles Reis, analista de Desenvolvimento de Projetos da Elektro. A Gestão Energética Municipal constitui-se em um instrumento de gestão dedicado à racionalização dos gastos com energia e está integrada com a política de modernização administrativa da Prefeitura.
Conforme determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Elektro investe anualmente parte da sua receita operacional líquida em projetos de Eficientização Energética para promover o uso racional de energia elétrica nas comunidades onde atua.