A questão de HIV/AIDS vem sendo cuidada no munícipio de Brasilândia (MS) através de orientações tais como: palestras nas escolas, postos de saúde e nas empresas quando solicitadas, são realizadas também campanhas em períodos festivos e no Dia Mundial da Luta contra a AIDS, em 1° de dezembro, com distribuição de preservativos e panfletos explicativos que trata sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
É importante a prevenção, para que as pessoas da comunidade não fiquem vulneráveis a possíveis contaminações.
Durante todo o ano há distribuição gratuita de preservativos na farmácia popular, unidades básicas de saúde, no hospital, em postos de gasolinas, bares, na unidade básica de saúde da zona rural, Reassentamento Porto João André e Distrito Debrasa.
Durante o período de festas neste ano já foram distribuídas 52 caixas de camisinhas, panfletos, leque sobre o tema e além dos folders didáticos sobre as drogas, que também merecem destaque.
Caso haja suspeita ou infecção a pessoa pode dirigir-se nas unidades de saúde e solicitar que seja realizado o teste rápido, com o sigilo absoluto garantido. Caso for positivo o paciente terá acompanhamento do infectologista na cidade de Três Lagoas (MS), onde será agendado a consulta e o medicamento será fornecido gratuitamente, quanto mais no início o paciente procurar o tratamento garantirá uma qualidade de vida melhor.
As ações foram realizadas com o apoio do NASF, Agentes de Saúde Rurais e Urbanos, Assistente Social, Coordenação do DST/HIV/AIDS e HV, Ouvidoria do SUS e Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Saúde, fisioterapeuta, Coordenadora da ESF Debrasa.
Os recursos contam com a participação do Governo Municipal, Secretaria Municipal de Saúde, Programa DST/HIV/AIDS e HV do Governo Federal.