Conselheiros tutelares de Panorama saíram a ruas no último sábado, 20, para uma ronda de constatação de denúncias sobre a presença de menores de idade consumindo bebida alcoólica nas baladas noturnas que acostumam acontecer nas proximidades dos bares instalados na avenida Rodion Podolsky.
A conclusão desse giro pela noite panoramense será a realização imediata de uma grande operação sem data e horário para acontecer.
Nas abordagens de sábado à noite, conselheiros presenciaram na avenida crianças menores de 10 anos acompanhados dos pais em meio ao som alto e muita bebida alcoólica. “Nós sabemos o quanto isso é maléfico para a criança e o adolescente que está numa fase ainda de estruturação humana”, afirma Alcides Marques, coordenador do Conselho Tutelar.
Toda abordagem foi necessária à presença de policiais militares para segurança dos conselheiros, que a todo o momento eram confrontados pelos familiares resistentes a ordens de levar crianças e adolescentes para casa.
O Conselho Tutelar precisou intervir na mesma noite em um estabelecimento onde aos sábados costuma acontecer bailes. No local, estava uma mulher acompanhada de uma criança de apenas três meses de idade. A família resistiu a deixar o bar na companhia da criança.
Com levantamento de sábado, o Conselho Tutelar deve levar a situação encontrada a conhecimento do Ministério Público Estadual, Polícia Militar e Polícia Civil. A ideia é realizar uma operação integrada a esses órgãos nos pontos críticos da cidade.
“Vamos fazer uma ‘batida’ em larga escala para que haja uma melhor proteção a essas crianças e adolescentes”, afirmou Marques.
Além do consumo de bebida alcoólica por menores, o conselho enfrenta em Panorama a prostituição infantil, tráfico e consumo de drogas, além da evasão escolar.