A Secretaria de Saúde de Adamantina confirmou que a cidade registrou o primeiro caso suspeito de zika vírus. Trata-se de uma gestante de 26 anos que está na 24ª semana de gestação.
Para casos suspeitos, a Secretaria de Saúde informou que está seguindo a norma técnica do estado de São Paulo, em que o paciente tem que ser definido como suspeito de zika se ele apresentar exantema maculopapular pruriginoso acompanhado de dois ou mais seguintes sintomas como febre ou hiperemia conjuntival sem secreção e prurido, poliartralgia ou edema periarticular.
A conduta hoje é realizar no primeiro momento exame de dengue sempre, sendo negativo e persistindo a suspeita, será encaminhado para avaliação e exame específico se necessário, que é oferecido pelo laboratório de referência do Estado de São Paulo – IAL Central.
No mês passado, uma mulher estava com suspeita de chikungunya, mas a informação não era de conhecimento da Secretaria de Saúde. A mulher procurou um laboratório particular para realizar o exame que ainda não havia ficado pronto até o fechamento desta matéria.