O município de Brasilândia (MS) foi escolhido pelo Instituto Votorantim que em parceria com a Fibria através da Synergia-Sócio Ambiental irá elaborar o Plano Diretor Municipal.
O Plano Diretor é uma ferramenta jurídica aprovada por Lei Completar que, visa uma política urbana específica com objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade, gerando emprego e renda de forma sustentável e reduzindo as desigualdades sociais além de preservar o meio ambiente.
Nos dias atuais, o Plano Diretor é exigido para todos os setores que requer recursos Estaduais e Federais para o município com população acima de 20 mil habitantes, porém independente do número de habitantes se for diagnosticado a necessidade de implantação em determinada área o plano é elaborado e o investimento deve estar voltado para aquele fim.
Muito técnico, o Plano deve ser elaborado por uma equipe especializada que tenha conhecimentos da realidade do município em que está sendo inserido, e trabalhar o mais próximo possível da realidade vivida no local.
Nesta sexta-feira, 1°, a empresa iniciará os trabalhos se reunindo com o grupo e visitarão a comunidade fazendo o levantando dos problemas e elaborando soluções incluindo visitas a Câmara Municipal e Ministério Público.
O lançamento do Plano Diretor será na próxima segunda-feira, 4, na Câmara Municipal às 19h e, após lançamento deverá ocorrer reuniões nos bairros e Associações para desenvolvimento do trabalho e pleno conhecimento do município.