O Rotary Club de Adamantina em parceria com a Santa Casa promovem entre até o dia 29 de abril, a campanha ‘Doe Sangue e Salve Vidas’, com o objetivo de incentivar a população a doar sangue.
De acordo com o presidente do clube, Antonio dos Santos, a campanha acontece das 7h às 11 horas no Hemocentro da Santa de Casa de Adamantina e toda a população pode participar.
“A finalidade dessa campanha é incentivar a doação de sangue e contribuir com o Banco de Sangue de Adamantina que presta importantes serviços para aqueles que necessitam”, explica Antonio dos Santos.
Segundo a enfermeira responsável pelo Banco de Sangue, Marina Neubauer, para tornar-se um doador é preciso passar por duas triagens. Os interessados devem ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar um documento com foto (RG, CNH ou funcional). Os menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis e assim é feito o cadastramento.
Em seguida, acontece a triagem laboratorial para verificar a pressão arterial, pulso, além de teste de anemia. A segunda etapa é a triagem clínica onde é feito uma entrevista com 46 perguntas.
Estando apto nessas triagens, o candidato será encaminhado para sua primeira doação de sangue, devendo adotar algumas medidas antes da doação, como tomar café da manhã, mas evitar alimentos gordurosos na janta do dia anterior e no próprio café da manhã, assim como dormir no mínimo 6 horas na noite anterior a doação.
O lançamento da campanha ‘Doe Sangue e Salve Vidas’ aconteceu no dia de 8 de março, em festiva realizada no Rotary Club com a presença das enfermeiras do Banco de Sangue, Marina Neubauer e Lívia Gomes.
“Que cada gota de sangue seja uma gota de esperança. Esse é o lema de nossa campanha na qual convido toda a população a participar e tornar-se um doador”, conclui Antonio dos Santos.
A campanha é uma iniciativa do Rotary Club e da Santa Casa de Misericórdia de Adamantina através do Banco de Sangue, com apoio da Casa da Amizade, Rotaract Club e Interact Club.