A Equipe Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica em parceria com a Prefeitura de Santa Mercedes realizou recentemente a limpeza de terrenos em condições críticas que ofereciam risco à saúde da população.
Segundo a Vigilância, a importância da ação implica na diminuição de criadouros e no combate de animais peçonhentos e roedores. O mato alto propicia o esconderijo de cobras, escorpiões, ratos, entre outros.
Foram limpos cerca de 80 lotes e emitidas 94 notificações para limpeza aos proprietários. No entanto, a maioria da limpeza utilizando roçadeira ocorreu pela própria equipe da Vigilância.
Segundo o coordenador da Vigilância, Clauber Branco, a maior dificuldade encontrada neste serviço, foi com relação aos proprietários dos terrenos que não residem no município, o que dificulta o trabalho de orientação e notificação.
Clauber ressalta que de janeiro a março foram visitados 5.904 imóveis. “Vale ressaltar a importância da manutenção e limpeza que é de total responsabilidade do proprietário, e que caso não seja cumprida, poderão ser autuados pelo órgão competente”, diz.
Durante a limpeza foram encontrados quatros cobras corais, um grande perigo para as crianças que muitas vezes utilizam os terrenos para brincarem.