A Secretaria de Administração Penitenciária já concluiu a automatização de 11 unidades prisionais na região de Presidente Prudente. São elas: CDP Pontal; Penitenciária DRACENA; CDP Caiuá; Penit. Junqueirópolis; Penit. Lucélia; Penit. Pacaembu; Penit. Tupi Paulista; Penit. Martinópolis; Penit. Presidente Bernardes; Penit. II Presidente Venceslau e Penit. Flórida Paulista.
Em todo o Estado de São Paulo são 50 presídios com esse novo sistema de automação das portas das celas.
Em 2015, o Governo do Estado de São Paulo investiu R$ 9.707.870,72 nessa mudança de sistema. Recentemente, foram liberados mais R$ 3.021.442,00 pelo governo paulista para a automação de mais unidades. No total, serão automatizados mais 27 presídios em 2016.
Ainda na região de Presidente Prudente, a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista e a Penitenciária I Presidente Venceslau também terão seus sistemas automatizados.
Trata-se de um sistema automático para a abertura e fechamento das portas sem que os funcionários tenham contato direto com a população carcerária. Desenvolvido 100% por técnicos da Secretaria da Administração Penitenciária, a automação prioriza a tecnologia através de um sistema motorizado, controlado através de painel eletrônico que permite abertura e fechamento automaticamente. Se houver queda de energia os trabalhos continuam, uma vez que a parte elétrica está ligada a um gerador. Com isso, aumenta-se a segurança.
ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria de Administração Penitenciária