Vinte gestores da pauta de Assistência Social dos municípios abrangidos pela Diretoria Regional de Assistência Social (Drads) de Dracena participam da “Atualização em Gestão Financeira e Orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), na Etec Prof. Eudécio Luiz Vicente. O município de Adamantina tem como representante a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social Briana Veiga Rodrigues.
“O Capacita SUAS é um programa de educação permanente do MDS, que faz capacitação com os estados. O estado de São Paulo está em seu primeiro momento, numa sequência de três encontros temáticos. Neste primeiro, o assunto é ‘orçamento e financiamento do SUAS’, o segundo ‘diagnósticos e indicadores Sociais’ e o terceiro ‘provisão de serviços do SUAS ’. Neste primeiro momento, foram convidados os gestores, e aquelas pessoas que são os ordenadores de despesas dos municípios para que possam falar a mesma língua dentro da pauta de financiamento e cofinanciamento das políticas sociais”, destaca a assistente social Vanessa Bellão, que ministra os encontros do CapacitaSUAS.
A diretora da Drads Alta Paulista em Dracena, Rejane Menezes Sanchez, destaca que a capacitação é um momento único para aquisição de novos conhecimentos e também aprimorar e refletir sobre a atuação no campo da política pública de assistência social. Ainda, parabeniza a atuação do novo secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, junto com a equipe da Secretaria de Estado de Defesa Social pela concretização do processo de educação permanente e continuada dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
CAPACITA SUAS – O Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (Capacita SUAS) é uma estratégia para apoiar os Estados e o Distrito Federal na execução dos Planos Estaduais de Capacitação do SUAS visando o aprimoramento da gestão e a progressiva qualificação dos serviços e benefícios socioassistenciais a partir da capacitação dos gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social, que pautada pela Gestão do Trabalho e a Educação Permanente, exige um novo perfil de trabalhadores, éticos e comprometidos com o exercício profissional.