Em menos de uma semana, mais de 4 mil pessoas já foram vacinadas contra Influenza (H1N1), em Adamantina, dentro da campanha de vacinação iniciada no último sábado, 30.
Segundo números da Secretaria Municipal de Saúde, foram vacinadas 3.211 pessoas idosas, 806 crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, 102 gestantes, 235 trabalhadores da saúde e 26 puérperas (que geraram filhos recentemente). O saldo é de 4.380 pessoas vacinadas.
Em 2015 foram vacinados 5.089 pessoas com idade acima de 60 anos em Adamantina, com cobertura vacinal de 85,66%, preconizada pelo Ministério da Saúde acima de 80%. Neste ano, a cobertura permanece na faixa de 80%.
A campanha de vacinação segue até o dia 20 de maio. São vacinados os indivíduos acima de 60 anos de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de 5 anos de idade (quatro anos,11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os grupos portadores de doenças crônicas, adolescentes com idade entre 12 a 21 anos de idade em cumprimento de medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
LOCAIS DE VACINAÇÃO – Em Adamantina, a população preconizada pelo Ministério da Saúde, para receber a vacina, pode procurar um dos cinco locais de vacinação, que funcionam, das 7h às 17h: Centro de Saúde I (avenida Vitório Romanini, 16 – próximo à Santa Casa); PAS 1 (rua Nove de Julho, 841 – próximo ao do Campus I da FAI); PAS 2 (alameda das Margaridas, S/N – ao lado da Igreja Nossa Senhora Aparecida); ESF 3 (rua João Perrone, S/N – ao lado do Campo de Futebol do Jardim Adamantina), e ESF Dorigo (rua Deolindo Ferreira Silva, S/N).
INFLUENZA – A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar.
Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.