A “geladeiroteca”, uma iniciativa já conhecida em muitas cidades brasileiras chega a Adamantina, estimulada pela ação conjunta e mobilização de professores, estudantes e funcionários da Etec Eudécio Luiz Vicente.
A atividade foi inspirada nos desafios do projeto Biblioteca Ativa. Segundo a professora Sandra Mello, que leciona a disciplina de artes para os estudantes do ensino médio, a Escola conta com uma biblioteca que se depara, diariamente, com o desafio de estimular o acesso ao seu espaço e, por sua vez, estimular a leitura entre seus frequentadores.
Nesse cenário, e considerando experiências semelhantes existentes em diversas cidades brasileiras – que se utilizam do eletrodoméstico fora de uso para aproveitamento criativo – decidiram investir na experiência.
Segundo Sandra Mello, foi identificada uma geladeira antiga e inutilizada no almoxarifado da Escola e os alunos do primeiro ano do ensino médio, dentro da disciplina de artes, tomaram a iniciativa de decorá-la, com pintura e adesivos, transformando o equipamento em um expositor de livros.
Em paralelo, foi realizada uma mobilização envolvendo os próprios estudantes, demais professores e funcionários da Escola, que se dispuseram a doar livros que já possuíam em casa e abastecer a “geladeiroteca”.
A dinâmica deu certo e a geladeiroteca, em pleno uso, aqueceu o interesse pela leitura, sobretudo entre os estudantes e as demais pessoas do ambiente escolar. Os livros podem ser retirados para leitura na própria escola ou levados pelos interessados. Não há um controle de empréstimos e o foco é a atitude consciente de seus usuários. Outra ação estimulada é a troca de livros.
A “geladeiroteca” integra um projeto da disciplina de artes, que segue até o final do atual semestre letivo, mas já há consenso em manter a atividade ativa, de maneira permanente, no ambiente da Escola, com foco no estímulo à leitura e na conscientização sobre a destinação de equipamentos fora de uso, como a geladeira que ganhou a nova função.