Osvaldo Cruz recebeu na sexta-feira, 6, o Selo do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae-SP como o melhor projeto entre 54 cidades da região na categoria “Pequenos Negócios no Campo”.
A integração de programas como os de Aquisição de Alimentos, Alimentação Escolar, Melhor Caminho (melhorias em estradas rurais), incentivo à Feira da Lua (como espaço para venda de produtos produzidos no campo) e incentivo a ampliação de culturas como café (através de programa municipal de subsídio) foram algumas das ferramentas para o reconhecimento pelo Sebrae.
Outros destaques também foi o programa de identificação de propriedades rurais num sistema de comunicação com órgãos de segurança pública e a própria Prefeitura.
“Ainda incentivamos a parceria com a Associação de Produtores Rurais, a Aproc, na compra de maquinários, firmamos parcerias com o Governo do Estado para ampliação do programa de Microbacias Hidrográficas, suporte técnico juntamente com a Secretaria Estadual de Agricultura e Meio Ambiente e garantimos o escoamento da produção com conservação permanente de estradas rurais”, disse o prefeito Edmar Mazucato.
NÚMEROS – De 2014 até agora já foram beneficiados 75 agricultores no programa de Aquisição de Alimentos, o que representou R$ 465 mil e gerando 288 toneladas de alimentos.
Já no programa de Alimentação Escolar foram 43 agricultores com R$ 264 mil em renda e permitindo o atendimento de 5,5 mil alunos.
A Aproc (Associação de Produtores Rurais de Osvaldo Cruz) vinculou 347 produtores rurais com novos maquinários com a distribuição de 140 mil mudas de café e o assessoramento a 100 produtores rurais.
O projeto de Segurança na Área Rural identificou 500 pontos em propriedades rurais, que agora serão catalogadas por geoprocessamento.
Também foi importante a recuperação de 23km de estradas, beneficiando 250 propriedades diretamente.
“Apoiar os pequenos e médios empreendedores com projeto e orientações é garantir meios de sustentabilidade para o nosso município”, disse o prefeito Mazucato.