O mês de maio foi marcado pelo ‘Movimento Maio Amarelo’, coordenado em Adamantina pelo instrutor técnico de Trânsito Eduardo Carlos Febraio, com o apoio da Prefeitura, com uma série de ações e atividades de conscientização no trânsito.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.
Segue a relação de ações de conscientização realizadas no mês de maio: No dia 2 – Entrevista com o radialista Élio Rodrigues, na Rádio Brasil, Grupo Joia de Comunicação. Dia 7 – Palestra “Movimento Maio Amarelo” para os atiradores do Tiro de Guerra 02-080. Dia 9 – Palestra “Movimento Maio Amarelo” para os adolescentes do Centro de Convivência da Juventude (CCJ). Nos dias 11, 12 e 13 de maio – Palestra “Movimento Maio Amarelo” para os alunos da Etec Eudécio Luiz Vicente. Dias 13 e 14 – Palestra “Movimento Maio Amarelo” para as crianças da Emei Eulália Paschoal Brighenti. Dia 16 – Conscientização sobre o Movimento Maio Amarelo no Exame Prático Veicular com o apoio de todas autoescolas de Adamantina. Dias 19 e 20 – Palestra “Movimento Maio Amarelo” para os alunos da Emef Teruyo Kikuta. Dias 23 e 24 – Palestra “Movimento Maio Amarelo” para os alunos da Emef Navarro de Andrade. Dia 25 – Atividades de conscientização do Movimento Maio Amarelo com o Subprojeto de Psicologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) na Escola Municipal Eurico Leite de Morais, com as crianças do Ensino Fundamental I. E no dia 25 de maio – Ações de divulgação e conscientização no Dia do Desafio.
A equipe da Carelli Informática e as autoescolas Globo, Fico, Alvorada e Adamantina apoiaram este importante projeto coordenado no município de Adamantina por Eduardo Carlos Febraio, incorporando a camiseta símbolo da campanha ao seu uniforme durante todo mês de maio.