Quatro adolescentes, sendo duas de 12 anos, uma de 13 e a outra de 11, do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Idene Rodrigues dos Santos, passaram mal após tomarem um líquido azul, em saquinhos de refrigerantes, oferecidos por duas outras alunas de 11 anos de idade.
As estudantes que tomaram o produto foram socorridas ao Pronto Socorro municipal onde foram medicadas e liberadas.
Preliminarmente a Polícia Militar apurou que as duas alunas entraram no laboratório de química do estabelecimento de ensino, pegaram dois tubos de ensaio contendo o líquido azul e os levaram para casa e na sexta-feira, 17, à tarde, trouxeram para a escola e passaram para outras duas alunas de 13 anos que teriam colocado o produto químico no refrigerante e distribuído para as alunas que fizeram a ingestão de depois se sentiram mal.
Conforme a Polícia, a tia de uma das adolescentes que tomou o produto, disse que a sobrinha passou por um médico em Dracena e precisou faltar na escola por sentir queimar a garganta e dores abdominais. Quanto às demais vítimas não havia informação no B.O. se apresentaram sintomas.
A reportagem do Jornal Regional contatou ontem, 21, à tarde, por telefone a coordenação do Conselho Tutelar de Junqueirópolis, que informou que está averiguando os fatos que envolveram menores de 12 anos, para a conclusão do que aconteceu e que a Polícia está investigando.
A vice-direção da escola também por telefone esclareceu ao JR que a sala do laboratório fica trancada, mas que os tubos contendo o produto foram pegos pelas alunas no momento em que a professora saiu da sala por alguns minutos.
Segundo ela, “as alunas que passaram mal já retornaram esta semana as aulas e ontem estudaram normalmente e que a professora de Química disse que o líquido em questão trata-se de sulfato de cobre, não tóxico e que a escola tomou todos os procedimentos cabíveis, tais como registrando o Boletim de Ocorrência, comunicando os pais, acionando o Conselho Tutelar e o resgate para o socorro das alunas”. A vice-direção informou ainda que as alunas envolvidas já foram ouvidas e advertidas, devido a conduta e que teria sido uma brincadeira de mau gosto.
O caso está registrado pelas Polícias Militar e Civil e o líquido foi encaminhado para a perícia.
QUÍMICA – Sulfato de Cobre ou Sulfato Cúprico é um composto químico. Este sal existe sob algumas formas, que se diferem por seu grau de hidratação. Na sua forma anidra ele se apresenta como um pó de coloração verde opaca ou cinzento, enquanto na sua forma penta-hidratada. A forma no qual é mais encontrado, é azul brilhante.
O sulfato de cobre é um fungicida (mata fungos) muito usado na agricultura e jardinagem. É um dos principais componentes da Calda Bordalesa, empregada principalmente na cultura de frutos (uva, figo, goiaba, tomate, etc) contra uma doença fúngica chamada ferrugem.
É classificado como uma substância perigosa fundamentalmente porque pode produzir irritação por contato com mucosas e pele. Esta irritação se deve à acidez residual que possui. Como todo sal solúvel de cobre, é tóxico por ingestão. (Informações pesquisadas na internet)