Representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina receberam no último dia 28, em São Paulo, o prêmio de reconhecimento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde, pela qualidade da coleta, preenchimento e digitação das informações do banco do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), realizado na cidade.
A solenidade de “Premiação Estadual SIM e SINASC” foi realizada no Anfiteatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Participaram a secretária municipal de Saúde, Rosemary Mantovani, a enfermeira Miriam Regina Rocha Prado e a auxiliar administrativa Luciana Pereira Fernandes.
O reconhecimento da Secretaria Estadual de Saúde foi dado a 61 municípios paulistas, pela qualidade da informação local, lançada nos dois sistemas. No grupo onde está Adamantina, aparecem cidades como Botucatu, Jundiaí, Piracicaba e Serra Negra, entre outras.
A abertura dos trabalhos se deu às 8h, com recepção aos convidados, seguida da abertura, às 9h. Em seguida, às 9h30, foi realizada a primeira exposição, com o tema “História dos Registros de Estatísticas Vitais no Brasil”, com a Profa. Dra. Maria Helena Prado de Mello Jorge, da Faculdade de Saúde Pública – FSP/USP.
O tema da exposição seguinte foi “Registros de Nascimentos e Óbitos no Estado de São Paulo”, conduzido pela Profa. Dra. Mônica Aparecida Marcondes Cecílio, da Coordenadoria de Planejamento de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde.
O terceiro tema foi a palestra “Vida, valores e crescimento no mundo em mudança”, conduzida por Walmir Cedotti, da Faculdade de Medicina da USP.
Em seguida, foi realizada a exposição acerca dos critérios da premiação, conduzida por Cátia Martinez, Diretora do Centro de Informação Estratégica em Vigilância à Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde. Depois disso, foi realizada a cerimônia de premiação.
SAIBA MAIS – O Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) e de Nascidos Vivos (SINASC) é um sistema informatizado com a premissa de descentralização do processo de coleta, processamento e consolidação de dados quantitativos e qualitativos, referentes aos óbitos e nascimentos informados em todo território nacional.
Trata-se de uma importante ferramenta de gestão por possuir variáveis que permitem formulação de indicadores epidemiológicos estratégicos para o planejamento das ações e tomada de decisão em diversas áreas da assistência à saúde. O documento básico que alimenta o – SINASC é a Declaração de Nascido Vivo (DN) e o documento básico que alimenta o SIM é a Declaração de Óbito (DO).
A emissão da DO é de responsabilidade médica, conforme, Artigo 1ª da Resolução nº 1779/2005 do Conselho Federal de Medicina. A Secretaria do Estado da Saúde tem a responsabilidade de realizar a gestão dos impressos o que compreende a distribuição e controle das Declarações de Nascido Vivo e de Óbito aos municípios, e estes realizam a distribuição junto aos Estabelecimentos de Saúde e aos cartórios.
A Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), por meio do seu Centro de Informações em Vigilância à Saúde (CIVS), realiza o cadastro, fiscalização e controle de todos os usuários do sistema no território estadual obedecendo ao que preconiza o “Termo de Sigilo e Confiabilidade”.
A CCD realiza um trabalho contínuo para a melhoria da qualidade dos dados, em conjunto com os Grupos de Vigilâncias Regionais e os 645 municípios, de forma descentralizada no âmbito dos Colegiados de Gestão Regional (Fonte: Secretaria Estadual de Saúde/SP).