Foi aprovado nessa segunda-feira, 15, pelos vereadores da Câmara Municipal de Adamantina, em primeira discussão, o projeto de lei que amplia o horário de funcionamento dos supermercados, legaliza o horário de funcionamento de farmácias, bem como o funcionamento do comércio em horário especial nos finais de ano.
Em relação aos supermercados, a proposta agora aprovada em primeira discussão autoriza os supermercados a funcionar de segunda a sábado e véspera de feriado, a partir das 7h e até às 24h, e nos domingos e feriados, a partir das 7h e até às 22h.
Dentro dessa faixa de horários, cada estabelecimento se adequa, dentro da sua disponibilidade e capacidade, para atendimento ao público.
A proposta, de autoria da Prefeitura, altera o artigo do Código Municipal de Posturas, vigente desde 1992, que disciplina, entre outras coisas, o funcionamento do comércio local.
Agora, a medida precisa ser votada em segunda discussão e redação final, o que deve ocorrer na próxima sessão da Câmara Municipal. Se aprovada em definitivo, deverá ainda ser sancionada e promulgada pelo prefeito, e depois publicada, para ter efeito de lei. A tramitação deverá estar toda concluída em menos de 30 dias.
EMENDA DOS VEREADORES – Uma emenda modificativa ao projeto de lei sobre os horários dos supermercados foi apresentada pelos vereadores Luiz Carlos Galvão (Rede) e Diniz Parússolo Martins (DEM). A proposta dos dois parlamentares visava limitar o funcionamento até as 22h. A sugestão foi colocada em votação e rejeitada. Assim, o projeto de lei de autoria da Prefeitura foi votado na íntegra, sem alterações, e aprovado em primeira discussão.
FIM DE ANO – A proposta que foi votada na segunda-feira e aprovada em primeira discussão tratou de outros dois temas, entre os quais, a alteração do Código de Posturas que passa a permitir o funcionamento ininterrupto do comércio de segunda-feira a sexta-feira, até às 22h, e aos sábados até as 18h, no período de 1 a 31 de dezembro, e nas vésperas dos dias considerados feriados.
Outro ponto de alteração, aprovado na votação de segunda-feira, trata da legalização definitiva do horário de funcionamento das farmácias e drogarias. Agora, esses estabelecimentos poderão funcionar, ininterruptamente, dia e noite, permanecendo abertas por tempo indeterminado. Quando constatada ausência de farmácia ou drogaria em funcionamento durante 24 horas, ininterruptamente, a proposta autoriza que a Prefeitura, mediante decreto regulamentará escala de revezamento para que ao menos um estabelecimento do ramo permaneça aberto no período.