O município de Tupi Paulista, carinhosamente conhecida como ‘Cidade Aconchego’ está em festa hoje, 28, pela comemoração dos 75 anos de emancipação político-administrativa. Em função do atual momento econômico, não haverá programação festiva de aniversário, segundo informações da administração municipal.
DADOS – Segundo o censo do IBGE de 2015, Tupi Paulista possui 15.153 habitantes. Em 2010, esse número era de 14.269.
Tupi Paulista originou-se quando Lélio Pizza e Almeida, proprietário de uma gleba de matas situada no espigão entre os rios do Peixe e Aguapeí, resolveu e ultimou os planos para a colonização dessa região que era completamente despovoada. No começo do ano de 1941 foram entregues ao engenheiro Francisco Cunha os cortes da mata e a confecção da planta, bem como, a administração e venda dos lotes aos senhores João Staut e Juvenal Camargo.
O local recebeu o nome de Tupi, em homenagem à nação indígena mais numerosa e importante do Brasil, que nos seus anos de colonização dominava toda a costa do País, que significa ‘pai supremo’. Mais tarde, o nome do município mudou para Gracianópolis, posteriormente tornando-se Tupi Paulista.
No ano de 1948 começou a ser cultivada a lavoura do café, que mais tarde se tornaria a principal fonte de riqueza do município, alcançando seu auge nos anos 70 e 80.
O município é produtor de uvas finas de mesa (Itália, rubi, benitaka) e uvas rústicas (Niágara), seringueira, café, manga, leite, gado de corte e eucalipto. Atualmente a cultura de cana-de-açúcar tem aumentado sua participação em área plantada e em renda.
O município faz divisa com Nova Guataporanga, Ouro Verde, Monte Castelo, São João do Pau D’Alho, Dracena e Junqueirópolis.
Na área de educação, Tupi Paulista conta com escolas de nível pré-escolar, fundamental, médio (privada e pública) e também de ensino superior.
O município possui unidade do programa Acessa São Paulo e tem uma agência do Banco do Povo Paulista. A cidade conta ainda, com aeroporto dotado de uma pista de 1.300 metros em grama, onde funciona o Aeroclube.
A cidade é administrada pelo prefeito Osvaldo José Benetti. A Câmara atual é formada por nove vereadores, presidida por Alberto Luiz Sales.