A secagem e queima de produtos de cerâmica vermelha é tema do curso que está sendo realizado na Incoesp, em Panorama, até esta quinta-feira, 15, das 18h às 22h. O evento faz parte da Fornada de Conhecimento, uma realização do Sebrae-SP e da Cooperativa das Indústrias Cerâmicas do Oeste Paulista (Incoesp).
As aulas serão sobre secadores naturais e artificiais, curva de Bigot, regulagem de secadores, sistemas de fornos, sistemas de queima, curvas de queima, combustão e combustíveis e defeitos gerados na queima. “A crise afetou o setor de modo geral. O curso será importante para as empresas se adequarem às normais ambientais e trabalharem com mão de obra qualificada e capacitada”, destaca o presidente da cooperativa, Gildo André.
Segundo o gerente do Sebrae-SP, José Carlos Cavalcante, o curso trata de um tema que atinge um dos maiores problemas enfrentados pelas indústrias: o processo de queima e a busca pela redução de emissão de resíduos. “A atividade faz parte do Projeto de Desenvolvimento das Indústrias Cerâmicas do Oeste Paulista e buscamos cursos e atividades voltadas para ajudar a aumentar a competitividade das empresas da região”, afirma.
O curso tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e Federação das Indústrias (Fiesp). A atividade é integrante do Sebrae Inova, que é resultado de parceria com entidades do sistema S – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Senai e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) – e empresas especializadas contratadas, resultando em soluções que ampliam as possibilidades a serem exploradas.