Na quarta-feira, 14, a Polícia Civil realizou no auditório do Centro Comunitário de São João D´Alho palestra sobre “Prevenção ao Uso Nocivo de Drogas”. O evento organizado em parceira com Conselho Tutelar do município, direção da Escola Profº Salvador Ramos de Moura e Prefeitura, contou com participação de cerca de 130 pessoas, entres alunos, pais e outros convidados.
Os palestrantes Alexandre Luengo, delegado da DISE e Reginaldo Rosa, agente policial do CIP, expuseram, utilizando projeções e vídeos, conteúdos didáticos e explicativos sobre o conceito de drogas, suas classificações, seus efeitos e; os resultados decorrentes do uso abusivo das drogas, gerando em consequência a dependência.
Salientaram, ainda, que a dependência química é uma doença incurável, estando prevista no Código Internacional de Doenças (CID), mais especificamente a CID10 – F 19, que classifica os Transtornos Mentais e Comportamentais Devido ao Uso de Múltiplas Drogas e ao Abuso de Substâncias Psicoativas. Uma vez, estabelecida a dependência no indivíduo não existe mais cura, porém existe o controle, e só se controla quando a pessoa fica totalmente abstêmio do uso das drogas
Por isso, a importância do trabalho preventivo, haja vista que a curiosidade dos jovens é um dos fatores de maior influência na experimentação das drogas. Alicerçado, ainda pelo fundamental papel da família para resistência e proteção dos filhos em relação ao uso das drogas. É neste princípio, que a Delegacia Seccional de Polícia de Dracena contribui, e disponibiliza para toda a sociedade a palestra preventiva. Bastando, para tanto, um prévio agendamento por meio do telefone (18) 3822-2022 – ramal 225.