Hoje, 20, os sentenciados da Penitenciária de Junqueirópolis participarão do evento promovido pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) denominado 1º Jornada da Cidadania e Empregabilidade. Na realidade, trata-se de uma caravana social pela qual parceiros e órgãos públicos trarão para dentro do presídio diversos atendimentos de saúde, atendimentos jurídicos e emissão de documentos pessoais, além de cortes de cabelo e palestras aos apenados. Em contrapartida, os beneficiados irão expor quadros e executarão demonstrações ao vivo de trabalhos realizados para empresas privadas. As atividades terão início às 9h com cerimônia de abertura na presença de autoridades locais e seguirá ao longo do dia, embora alguns serviços já tenham sido iniciados durante a semana.
As ações visam à reinserção social de sentenciados ao facilitar o acesso a estudo e trabalho e, assim, contribuir também para remições de pena. Na ocasião, serão emitidos e atualizados Registros Gerais (RG), Cadastros de Pessoa Física (CPF), Certidão de Nascimento e Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Haverá atendimentos jurídicos realizados pela Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap), atendimentos odontológicos e médicos, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e teste rápido de HIV e Sífilis realizados por alunos do curso técnico de enfermagem da ETEC Profª Carmelina Barbosa e profissionais do setor da saúde da unidade. Também serão realizadas palestras com os temas “O mercado de trabalho: como iniciar a construção de uma história de sucesso”, ministrada por alunos do curso de psicologia da Unifadra e “Ações da Central de Atendimento ao Egresso e Família (Caef)”, ministrada pela diretora regional do órgão, Renata Palópoli.
Em contrapartida e em forma de agradecimento, os sentenciados realizarão demonstrações dos trabalhos realizados dentro da unidade para empresas privadas como costura de bolas, montagens de embalagens para produtos de festa e produção de hortaliças para consumo da unidade, além de expor os trabalhos educativos realizados por aqueles que estudam.
ATIVIDADES ANTERIORES – De 38 estabelecimentos administrados pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste), a Penitenciária de Junqueirópolis é a 28º a receber a Jornada da Cidadania e Empregabilidade. Devido à demanda, algumas ações foram realizadas ao longo da semana como o workshop “Cultivo de Horta” como agrônomo Maikon Vicícius da Silva Lira e as palestras “Uma abordagem sobre a Crise Convulsiva”, ministrada por alunos do curso de enfermagem da Unifadra; “Transtornos psiquiátricos”, com a psicóloga do Centro de Atendimento Psicossocial de Junqueirópolis (Caps); Renata Gonçalves Guerra da Silva, “Roda de Conversa: preparação para a liberdade”, com técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras); “Planejamento: o primeiro passo para começar o negócio”, com o professor do Sebrae de Presidente Prudente, Paulo Balbo; “A importância da atividade física para a saúde” e , com alunas do curso de Educação Física da FCT/Unesp de Presidente Prudente.