A Vigilância Epidemiológica de Panorama realizou no sábado que passou das 8h às 13h, ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Participaram da ação 20 agentes de saúde.
A ação dos agentes ficou concentrada nas residências do centro da cidade. Durante as visitas foram encontrados 15 focos do mosquito. Diante da constatação, os moradores foram orientados sobre as medidas que devem tomar para evitar criadouros do mosquito. Nestas residências, onde foram encontrados os focos, os profissionais utilizaram larvicidas.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, este tipo de ação ocorrerá quinzenalmente aos sábados com o apoio da Sucen e Departamento de Limpeza Municipal, visando à eliminação dos criadouros.
O próximo combate ao mosquito será no dia 28, porém a Vigilância informa que ainda não há o nome do próximo bairro que será visitado. Caso até o dia 28 ocorra a confirmação de algum caso das doenças citadas, o bairro será priorizado na próxima ação.
A Vigilância orienta a população sobre os perigos da doença, que pode matar e fazer com que todos ajudem no combate, através de medidas simples como descarte correto de materiais que podem acumular água.
A Vigilância disponibiliza um telefone “Disk Dengue”, onde a população pode ligar no número (18) 3871-3338 ramal 25 e informar criadouros do mosquito Aedes aegypti e casos da doença, direcionando os trabalhos dos agentes de saúde. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h sem interrupção para almoço.