A secretária municipal de Saúde de Nova Guataporanga, Fernanda Borssank Paschoareli Fonseca, participou do 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do estado de São Paulo, realizado entre os dias 22 e 24 deste mês, em Santos, no litoral paulista. O evento contou com a participação de diversas autoridades da Saúde nacional, que trataram dos rumos da saúde pública no Estado e no país. O tema abordado foi “Democracia: em defesa do SUS, nenhum direito a menos!”.
Durante o Congresso, foram definidos os próximos gestores que estarão à frente da diretoria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), no biênio 2017-2018. Fernanda Fonseca faz parte da Comissão Eleitoral que conduziu o processo para a escolha dos novos dirigentes, como a inscrição e divulgação das chapas concorrentes.
Fernanda Fonseca comentou que levou dois trabalhos de Nova Guataporanga para a 14ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios. São eles: “Mobilização com as crianças para a prática do controle de vetores em residências”, cujo objetivo é promover a conscientização sobre as estratégias de prevenção da dengue, Zica e febre chikungunya junto a crianças do município e diminuir os focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti; e “Café com gestantes. Estratégia para melhoria na adesão ao pré-natal”, que busca realizar o seguimento de 100% das gestantes que fazem pré-natal pelo SUS, promover espaços de escuta, troca de experiências e vivências pelas gestantes, ofertar a realização de exames e vacinas conforme protocolo da caderneta da gestante do Ministério da Saúde e realização de visitas à maternidade antes do parto.
Sobre o Congresso, Fernanda Fonseca ressaltou que foi “um evento inesquecível com muita troca de informações, parcerias e muito aprendizado, tudo voltado para o fortalecimento do SUS”. Disse ainda que “os cursos e as rodas temáticas propiciam sobre temas enfrentados na gestão municipal” e que o evento “é uma oportunidade para mostrar resultados de trabalhos, por meio de banners que ficaram expostos durante o Congresso”.
As secretárias de Saúde Marcia Matos (Tupi Paulista), Carla Priscila Braga (Santa Mercedes), Roseli de Fátima Manzano Camacho Luperini (São João do Pau D’Alho) e Daiane Domingues (Flora Rica) também participaram do Congresso.