O serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Prefeitura de Presidente Prudente apreendeu nesta terça-feira (22) 73 quilos de carne e miúdos bovinos clandestinos. Os produtos, que já foram descartados em um frigorífico da cidade, estava em um minimercado situado no Parque José Rotta, na zona leste.
Segundo a médica veterinária Maria de Lourdes Mussa, coordenadora do SIM, a carne estava sem nota fiscal e com todas as características de ser procedente de abate clandestino, uma vez que também foi constatada a presença de excrementos nos produtos apreendidos.
O órgão alerta o consumidor para que consuma carne de estabelecimentos que adotam medidas higiênicas, tanto das instalações como da manipulação.
“O aspecto da carne é importante, tem de ter uma cor viva, e não o aspecto escurecido. A gordura também deve ser clarinha. Também deve se observar a aparência de limpeza nos uniformes, além dos utensílios utilizados, que devem estar limpos”, afirma a coordenadora do SIM.
O dono do estabelecimento comercial em que o SIM encontrou a carne clandestina foi notificado por ser a primeira ocorrência deste tipo no local. A reincidência implicará em multa de até 300 Unidades Fiscais do Município (UFM), o equivalente a R$ 1.038,75. O estabelecimento onde forem constatadas ocorrências como esta poderá, inclusive, ser lacrado.