Na quinta-feira, 21, os presidentes do Sincomércio do Pontal do Paranapanema/Alta Paulista, Guido Denippotti, e do Sindicato dos Empregados no Comércio de Dracena e Região, Sérgio Manoel, iniciaram negociação para o acordo coletivo de trabalho.
O acordo corresponde a oito municípios da Alta Paulista pertencentes à base de atuação dos dois sindicatos, no caso Tupi Paulista, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Ouro Verde, Panorama, Santa Mercedes, São João do Pau D’Alho, Pauliceia.
O patronal está propondo aditamento das cláusulas contidas na última convenção, cuja data base venceu em 31 de agosto, com reajuste de 1,73% nos salários da categoria, que corresponde ao período inflacionário e, diante das incertezas da reforma trabalhista, uma nova convenção começaria a ser negociada.
O índice acima é referente ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor)
Caso a negociação da convenção se prolongue por mais tempo e outro índice seja acordado, o Sincomércio assegurou que a diferença salarial será quitada no período subsequente à data base até a finalização do acordo. Se o acordo for finalizado em dezembro, por exemplo, a diferença será paga nos meses de outubro, novembro e dezembro.
A proposta do sindicato da categoria é por um reajuste mínimo de 3,5% nos salários. Sérgio Manoel considera que a inflação do período, conforme o índice do INPC – 1,73% -, não corresponde à realidade. Segundo ele, os aumentos de preços ao consumidor oscilarem acima do índice oficial o governo.
Por outro lado, o presidente do Sincomércio, Guido Denippotti, ponderou que o momento é de incertezas. “Não podemos antecipar uma decisão concreta por conta da nova lei trabalhista, que entra em vigor em novembro. As coisas ainda vão se ajustar”, disse ele. No entanto, considerou que a primeira reunião formal entre dois sindicatos “foi bastante produtiva”.
Além de Guido e Sérgio Manuel, a reunião contou com a presença do Dr. Mário Alves da Silva, advogado do Sindicato dos Empregados no Comércio de Dracena e da executiva do Sincomercio Tamires.
DRACENA- Quanto às negociações dos reajustes salariais dos funcionários do comércio de Dracena, Junqueirópolis, Irapuru e Pacaembu, Sérgio Manoel informou que também estão sendo negociadas com o Sincomércio de Adamantina.
As reivindicações do aumento salarial para os comerciários destas quatro cidades, conforme Manoel são as mesmas, ou seja, reajuste mínimo de 3,5%. De acordo com o presidente do Sincomércio, as negociações estão adiantadas e deve-se chegar a um acordo nos próximos dias.
PISO – Atualmente o piso salarial dos funcionários do comércio na região, conforme o presidente do Sindicato, é R$ 1.322,00 (brutos).