A reunião com a rede intersetorialde Junqueirópolis foi realizada no último dia 29, na sala de reunião da prefeitura municipal. De acordo com os participantes, esse encontro teve como finalidade a articulação do trabalho em rede, conforme orientação do promotor de Justiça da Comarca Ruy Fernando Anelli Bodini.

Na oportunidade foram apresentadas propostas para materializar ações protetivas e intervenções de equipes técnicas, cujos profissionais serão psicólogos, pedagogos e assistentes social com remuneração, assim tendo finalidade para atender as famílias e alunos em situação de vulnerabilidade ou risco social da escola Idene. Trabalho que conta com apoio de um veículo para realização de visitas domiciliares.

Foi sugerido que a equipe técnica seja contratada pelo Estado, específica para a demanda do município, de acordo com os levantamentos enfrentados pela rede de atendimento.

Foi destacada a ausência de proteção às famílias de alta complexidade, pois no município não tem um órgão de referência CREAS que prioriza o fortalecimento de vínculos.

 Durante a reunião, outros pontos foram destacados, como:o fortalecimento dos vínculos familiares: aproximação de seus integrantes objetivando o crescimento da criança e adolescente em um ambiente livre de violência; combate ao uso de drogas: ampliação das redes de atendimento ao usuário de drogas, e desenvolvimento das atividades que promovam o afastamento e a possível superação da doença; redução/superação da violência contra crianças e adolescentes, visando combatê-la: preenchimento do tempo ocioso com o desenvolvimento de atividades que despertem a reelaboração de valores sociais e solidários, promovendo a cultura da paz.

De acordo com a demanda do município, foram propostas a seguintes ações imediatas e provisórias: organização de equipe de apoio técnico para atender os casos mais urgentes da rede; para validar as ações protetivas e intervenções da equipe imediata, a sugestão é que as famílias sejam convocadaspela Promotoria de Justiça para esclarecimentos e orientações que terão que participar das decorrentes propostas oferecidas pela equipe.

 

Nosso maior objetivo é garantir os direitos da criança e do adolescente, resgatar os valores, educação e formar bons cidadãos, haja vista serão eles o futuro da nossa comunidade.

 

Estiveram presentes os representantes das entidades de atendimento do município: do Conselho Tutelar: Élida, Claudia e Nádima, Assistência social Elayne e Luciana; Diretora da Educação – diretora IlzeteJampan; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Daniela e Tatiana; Espaço amigo – Daiane; Jovem Cidadão – Lucimara; Semente da Vida – Sheila e Melissa; Sociedade de Proteção a Infância (SPI) – Maria Helena; Escola Idene – Arlete e Marcílio; Nasf – Maira e Juliana, Psicóloga Joslaine.