O cabo PM Vanderlei Galdino, que integra o efetivo do Corpo de Bombeiros de Adamantina, ilustra a capa do livro “Heróis do Fogo”, lançado neste mês de dezembro pelo fotógrafo Alberto Takaoka.
Trata-se do primeiro livro de Alberto Takaoka, que é fotógrafo e engenheiro civil. A publicação traz imagens de ocorrências em que houve a participação de equipes do Corpo de Bombeiros, em situações de combate a incêndio, socorro a vítimas, entre outras.
A capa do livro traz uma foto do cabo Vanderlei Galdino, atuando no combate às chamas, no incêndio do terminal de combustíveis da Ultracargo, no bairro Alemoa, em Santos (SP), no ano de 2015 (reveja aqui). Na época ele servia em uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade de São Paulo e desceu a Serra do Mar em apoio aos colegas que atuavam no combate às chamas, na Baixada Santista.
O fogo começou por volta das 10 horas do dia 2 de abril, arrastando-se por quase 9 dias. Foram mais de 197 horas de incêndio, que atingiram seis tanques de combustível. Não houve vítimas. O episódio foi considerado o maior em região industrial do País e o segundo maior do gênero da história mundial, em volume de pessoal empregado, combatido por bombeiros – 118 homens, ante 180 em decorrência de 2005, na Inglaterra.
O cabo Vanderlei Galdino nasceu em Adamantina e prestou concurso para a Polícia Militar. Assim que foi nomeado, passou a atuar na capital paulista e depois junto ao destacamento da PM em Mariápolis. Depois, ingressou no Corpo de Bombeiros, voltando para São Paulo. Agora, em sua cidade natal, integra o efetivo do Corpo de Bombeiros de Adamantina.

Cabo Vanderlei Galdino: Herói do Fogo

Em seu perfil no Facebook, Alberto Takaoka fez menção especial ao bombeiro adamantinense, que ilustra a capa do seu livro. “Quero homenagear o bombeiro cabo Vanderlei Galdino, o qual é o fantástico bombeiro que ilustra a capa do meu livro e assim como todos os Heróis do Fogo que combateram esse enorme incêndio em Alemoa, o cabo Vanderlei trabalhou duro, com garra e determinação e conseguiu junto com todos que ali estavam extinguirem o fogo. Esta foto para mim é muito especial, por isso que foi colocada na capa. Parabéns cabo Vanderlei e muito obrigado por estar entre os grandes Heróis do Fogo”.

Lançamento do livro na Assembleia Legislativa

No dia 4 de dezembro o livro foi lançado em uma solenidade no Hall Monumental da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, com a presença de diversas autoridades, familiares e convidados. Ao site da instituição, Takaoka disse que o trabalho começou há dez anos, quando conheceu um coronel chamado Arariboia. “Via as ocorrências e pensava no que havia por trás delas e quem eram aquelas pessoas que ficavam trabalhando 24 horas, na chuva, o ano inteiro, salvando vidas e patrimônios. Comentei com o coronel sobre fazer um livro e não achei nada sobre o trabalho do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar”, comentou.
O evento de lançamento na Assembleia Legislativa foi idealizado pelo deputado Coronel Camilo (PSD). “Eu já trabalhei no Corpo de Bombeiros e sei da importância de registrar momentos assim. Nem sempre temos a oportunidade de fazê-lo durante a ocorrência, mas o Takaoka conseguiu realizar isso com sensibilidade e brilhantismo”, disse.

 

Fotos